segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TP4 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA - OFICINA 7 - PARTE III

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP4 – PÁGINA 97


TEMA: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 4 aulas

JUSTIFICATIVA:
Por meio desta aula, reconhecer texto e leitor como criadores de significados. A compreensão de um texto está condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito.Como um ato de vontade própria, o leitor afasta-se ou se aproxima de um texto em função de seus conhecimentos prévios.

OBJETIVOS:
- Fazer a relação do texto com a própria cidade do aluno;
- Reconhecer o ambiente que eles vivem (rural – urbano);
- Diferenciar o mundo das grandes e pequenas cidades;
- Produzir atividades de leitura e de compreensão para a preparação da escrita, considerando a cultura local como contexto das produções orais e escritas;
- Ampliar a experiência de leitura para além da sala de aula;
- Sensibilizar e estimular o aluno a observar as diferentes funções dos textos lidos;
- Trazer para dentro de sala de aula as referências de leitura existentes no cotidiano dos alunos e outras que possam ser incorporadas à sua prática;
- Desenvolver o gosto pela poesia, proporcionando momentos poéticos, como leitura de poemas, observação da beleza e harmonia das coisas que nos cercam, ajudando na descoberta da poesia que existe em cada ser e no mundo ao seu redor, desenvolvendo assim sua sensibilidade e fazendo da poesia um meio de comunicação com o mundo;
- Desenvolver o interesse pelo mundo em que vive, estabelecendo relações, permitindo expressar preocupações e opiniões, possibilitando uma visão crítica da situação.

DESENVOLVIMENTO

- Iniciar a aula dizendo que farão uma viagem inesquecível.Apresentar a imagem de um trem e o poema “Trem de ferro”, de Manoel Bandeira.

- Ouvir o poema apresentado na voz de Milton Nascimento observando o ritmo e a sonoridade das palavras.

- Pedir aos alunos que preparem e  leiam em grupos o poema.

- Dizer que juntos embarcarão naquele trem e viajarão para “uma cidadezinha qualquer”.

- Apresentar o título do poema e ajudar os alunos a formularem hipóteses sobre o que o poeta Carlos Drummond de Andrade nos apresenta nesse texto.

- Ouvir a leitura do poema na voz de Tom Zé .

Cidadezinha qualquer

Carlos Drummond de Andrade

Casas entre bananeiras

mulheres entre laranjeiras

pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.


Devagar... as janelas olham.


Eta vida besta, meu Deus.

Alguma poesia (1930)

- Apresentar o poema Confidências do Itabirano, também de Drummond.


Confidência do Itabirano


Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e
comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem
horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.

Mas como dói!


- Apresentar as imagens de Itabira e formular hipóteses sobre como era a cidade de Drummond.

- Levar os alunos ao laboratório de Informática para que acessem o endereço

http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Materia.vxlpub?codMateria=761 e leiam a seguinte reportagem:

Poemas de Drummond revelam ruas trepidantes de Itabira

Berço de um dos maiores escritores brasileiros, Itabira é volta no tempo e incursão na vida de Drummond

Christian Brandão

- Após a leitura realizar uma rápida discussão sobre o que foi lido e responder as questões apresentadas após a releitura dos dois poemas:

a) Qual é o assunto de cada poema?

b) De acordo com as leituras feitas por você, banque o detetive e descubra por que o autor utilizou quatro vezes a palavra “devagar” no poema?

c) E por que ele utiliza a expressão: “Eta vida besta, meu Deus”?

d) Itabira é uma cidade cuja atividade econômica principal é a extração de ferro.Em que poema e em que parte esse fato aparece citado de uma maneira poética?

e) Por que o poeta diz que Itabira é apenas uma fotografia, mas dói?

f) Você acredita que o acontecimento presente no poema Cidadezinha qualquer poderia ter ocorrido em Itabira?

g) Para você, o que significa alguém ser “de ferro”?

h) Você gostaria de ter uma vida parecida com a do “itabirano” do poema? Justifique sua resposta.

i) Faça uma releitura do poema, por meio de desenho, paródia, e produção textual, abordando a temática similar ao poema estudado.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Foi uma atividade significativa : os alunos sentiram prazer ao ouvir pelo cd o ritmo do poema O trem de ferro e se sentiram curiosos e motivados com a viagem imaginária a uma cidadezinha qualquer.

O professor deve “provocar a fome", o desejo, instigar, levando a classe na constante procura dos sentidos, na sua investigação; o educador concede aos alunos o suporte, o estímulo e o incentivo e estes, por sua vez, constroem seu conhecimento apoiados na base fornecida pelo professor.

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