PARTE III
“É a partir dos conhecimentos que temos que vamos construir um modelo de mundo representado em cada texto – é o mundo textual. Tal mundo, é claro, nunca vai ser uma cópia fiel do mundo real, já que o produtor do texto recria o mundo sob uma ótica ou ponto de vista, dependendo de seus objetivos, crenças, convicções e propósitos.”
Koch, I. & Travaglia, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990. p. 63
Título da campanha: alusão a uma empresa brasileira (cores da bandeira nacional)
FURNAS – UMA EMPRESA CADA VEZ MAIS VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO.
Leitor – deve relacionar Furnas como uma companhia hidrelétrica mineira e brasileira
Os títulos costumam funcionar como um “chamariz” para o leitor; como se o autor quisesse provocar no(s) leitor(es) um desejo, ou uma necessidade, pela informação que está prestes a dar. Especialmente em textos de natureza argumentativa, como em reportagens, artigos científicos, etc, essa “provocação” pelo tema já conduz a uma certa construção de coerência.
A coerência de um texto não depende apenas da realidade das coisas e do mundo; coerência é uma característica que pode ser construída também na imaginação,nas possibilidades de “recriar”, por meio de imagens, um princípio de interpretabilidade, um fio condutor para a leitura e a interpretação do texto.
Imagens – tecnologia, agricultura, estudante, natureza :
Reflete uma empresa que se preocupa com a conservação ambiental, política ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável
Vocabulário utilizado:
Meio ambiente- política ambiental – desenvolvimento sustentável – tecnologia- práticas ambientais e sociais – cidadania
Torna-se importante o equilíbrio entre as informações que já são de conhecimento prévio do leitor e as informações novas que o texto pretende trazer. Outro fator importante é a contextualização de informações, pois pela contextualização é possível perceber como as informações podem ser interpretadas na construção
da coerência. Em suma, é pela coerência textual que se vê – e se faz – a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário