sábado, 14 de novembro de 2009

LIÇÃO DE CASA 2 – AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 82 - TP5

LIÇÃO DE CASA 2 – AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 82 - TP5


TEMA: Coesão e coerência textual

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 4 aulas

JUSTIFICATIVA:

A harmonia dos textos é construída a partir da coesão e coerência – e do conhecimento de mundo de cada um. A partir do momento que queremos atribuir sentido a um mundo textual, buscamos a lógica dos discursos. Utilizar a linguagem é atribuir uma lógica a ela.
Sabe-se que recompor informações buscando um fio condutor para a coerência leva os alunos a criar mundos textuais possíveis em leituras diversificadas.
A partir de conhecimentos e experiências prévias os elementos lingüísticos se organizam em continuidades de sentidos.
E é pela coerência textual que se vê – e se faz – a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.

OBJETIVOS:

- Desenvolver habilidades que permitam a construção da coerência textual.

- Recompor os versos de uma canção, buscando um fio condutor para a coerência.

DESENVOLVIMENTO

- Apresentar o texto “O nome das vacas”, de Vivina de Assis Viana,  para os alunos através de uma leitura expressiva.
- Distribuir cópias do texto para a classe, pedir que preparem a leitura em grupos e na aula seguinte iniciar com a leitura pelos mesmos.
- Distribuir alguns cartões coloridos com questões sobre o texto para os grupos responderem; quem não souber, repassa para o colega.
- Pedir aos alunos que representem o texto através de desenhos.

- Na aula seguinte, entregar cópia da música Vida boa, de Victor e Leo, em versos fragmentados.

- Pedir que façam a reestruturação do texto através da colagem dos versos na sequência correta.


LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Foi uma aula leve e prazerosa onde os alunos puderam desenvolver algumas habilidades de leitura e construir expectativas a respeito de sequência textual.

Compreende-se que a ordenação das partes pode ser um dos critérios de atribuição de coerência, pois nem sempre há uma ordem cronológica nos textos.

Em todo texto, para ser coerente, deve haver um equilíbrio entre conhecimentos prévios e informações novas para que não existam dificuldades na articulação entre o conhecido e o desconhecido. Um texto não pode pecar nem pelo exagero nas informações novas nem na redundância das mesmas.

Outro fator importante é a contextualização de informações, pois pela contextualização é possível perceber como elas podem ser interpretadas na construção da coerência.

Em suma, é pela coerência textual que se vê – e se faz – a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.

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