domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA 10 – UNIDADES 19 E 20 – TP 5 – RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

PARTE I

“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas.”

Guimarães Rosa


Um texto, para produzir sentidos, deve fornecer informações adequadas para que o leitor/ouvinte seja capaz de construir uma representação coerente do mundo textual, ativando conhecimentos prévios ou chegando a algumas conclusões a respeito do conjunto de informações lingüisticamente organizadas.
O reconhecimento de que tipo de relações lógicas tais informações estabelecem depende do reconhecimento de como as marcas, ou pistas, sobre essas relações estão organizadas no texto.
Para produzir sentidos, para ser coerente, um texto deve fornecer informações adequadas para que o leitor/ouvinte seja capaz de construir uma representação do mundo textual. As relações lógicas dão “pistas” sobre como essas informações devem ser organizadas. Reconhecer isso é parte das competências de leitura, de interpretação e de produção de um texto.
Embora as relações lógicas sejam, antes de tudo, operações de raciocínio lógico expressas lingüisticamente, a organização lógica de um texto depende também da situação de interação, ou do contexto. Por isso, a escolha de como será feita essa organização corresponde sempre a uma intenção comunicativa que está incorporada ao texto.


PARTE II


AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 196 - TP5


TEMA: Reconstrução de História em Quadrinhos


SÉRIE: 5ª série (6º ano)


TEMPO ESTIMADO: 2 aulas


JUSTIFICATIVA:

Entende-se que para ser coerente um texto deve fornecer informações adequadas para que o leitor/ouvinte seja capaz de construir uma representação do mundo textual.As relações lógicas “dão pistas’ sobre como essas informações devem ser organizadas.Reconhecer isso é parte das competências de leitura, de interpretação e de produção de um texto.

OBJETIVO:
- Identificar as relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto.

DESENVOLVIMENTO


- Dividir os alunos em grupos para trabalharem juntos na organização de um texto fragmentado.

- Entregar em um envelope uma história em quadrinhos fragmentada para cada grupo reconstruir em uma sequência lógica.


- Cada grupo deverá apresentar para a classe sua proposta de organização textual justificando que critérios lógicos foram seguidos.Os demais devem contestar o que acharem não fazer lógica.








LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE


Foi uma aula em que todos os grupos participaram ativamente,cada qual observando mais que o outro, tentando encontrar rapidamente uma sequência de quadrinhos lógica.Nesse momento é que percebo o quanto o Gestar veio para melhorar as aulas, aumentar a qualidade e a variedade , aliando teoria e prática, transformando aulas chatas e enfadonhas em atividades criativas e dinâmicas, onde o resultado são alunos felizes, participativos e cada vez mais com sede de aprender.


AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 214- TP5




TEMA: Descrição de personagens

SÉRIE: 5ª série (6º ano)


TEMPO ESTIMADO: 12 aulas


JUSTIFICATIVA:
Percebe-se que as estratégias de interpretação de um texto, tanto na leitura quanto na produção, são orientadas por pistas textuais que organizam sua compreensão.
A negação é uma relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de uma informação ou da possibilidade de ocorrência de algum fato ou evento.


OBJETIVO:
- Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação.


DESENVOLVIMENTO

- Iniciar a aula com o estudo da sinopse do filme A Cura.


 • Sinopse
Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.



- Na aula seguinte passar o filme para a classe.
- Em grupos, pedir que comentem o filme, fazendo breves relatos.







- Preparar, a partir do filme, descrições físicas e psicológicas dos personagens principais (orientadas sempre por negações, como por exemplo: Ela não era feia, não era maldosa, nem sempre ficava brava, não impedia a amizade entre os dois garotos) para que os grupos possam desenhar os personagens descritos; ou então eles mesmos produzem suas próprias descrições.


LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Os alunos tiveram um pouco de dificuldades quanto à descrição de personagens, mas se mostraram receptivos quanto à realização de outras atividades tais como desenhos e relatos do filme.
O Gestar tem proporcionado uma verdadeira revolução nas aulas, uma vontade cada vez mais latente de inovar e transformar as aulas em algo significativo e produtivo.


PARTE III


Como eu sou um girassol

Você é meu sol...




Neste dia dos namorados não deixe que ela pense que não é seu sol!
Dê flores e faça seu amor girar de prazer!!!!

ENCANTO DA SERRA
A SUA FLORICULTURA
Av. Francisco Sales, 148
Lavras - MG


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