TEMA: Sequência de um diário ecológico
SÉRIE: 5ª série (6º ano)
TEMPO ESTIMADO: 12 aulas
JUSTIFICATIVA:
“A única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito; a única eterna, digna e valiosa: o respeito pela vida”.
(02/09/1939)
Esta frase visionária da professora, jornalista e poeta Cecília Meireles escrita em sua Página da Educação no Diário de Notícias do Rio de Janeiro, resume a proposta dessa sequência didática.
A humanidade sempre conviveu com o planeta para crescer, se desenvolver e construir uma história nas suas relações com a natureza e com os outros seres vivos.No entanto começamos a perceber inúmeras contradições causadas pelo esgotamento sem precedentes dos recursos naturais por modos de vida destruidores e, como diria Leonardo Boff, por nossa falta de cuidado para com a vida.
Essa sequência didática visa contribuir pedagogicamente ao proporcionar um novo olhar para o futuro; um olhar que leva em consideração a relação entre escola e comunidade; sempre voltado ao meio ambiente.
Além do mais é importante observar o uso de inovações tecnológicas, que permitem novas formas de comunicação e integração tecnologia versus linguagem, novas metodologias, novas formas de expressão social.
OBJETIVOS:
- Produzir atividades de leitura e de compreensão para a preparação da escrita, considerando a cultura local como contexto das produções orais e escritas;
- Ampliar a experiência de leitura para além da sala de aula;
- Trazer para dentro de sala de aula as referências de leitura existentes no cotidiano dos alunos e outras que possam ser incorporadas à sua prática;
- Desenvolver o interesse pelo mundo em que vive, estabelecendo relações, permitindo expressar preocupações e opiniões, possibilitando uma visão crítica da situação;
- Identificar recursos expressivos em imagens e sons.
- Reconhecer as características da linguagem poética.
- Sensibilizar o aluno para a beleza da construção cinematográfica.
- Proporcionar ao aluno momento para pensar sobre sua conduta e a dos outros a partir de princípios;
- Reconhecer valores.
- Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.
DESENVOLVIMENTO
- Iniciar a aula questionando sobre o clima e as estações do ano.
- Escrever na lousa o título “Sol de primavera” e pedir aos alunos que levantem hipóteses.
- Fixar os versos fora de ordem na lousa e pedir aos alunos que , a medida que ouvirem a canção, ordenem os versos.
-Na aula seguinte distribuir cópias de outra música, “O sal da terra”.Dividir a turma em grupos e pedir que ilustrem as estrofes.
- Em outro momento assistir com os alunos o filme “Os Sem Floresta”. Pedir para descrever o personagem que mais gostaram.
- Realizar uma caminhada ecológica no entorno da escola com o objetivo de coletar dados para analisar como a comunidade cuida do meio ambiente.
- Visitar o Haras El Far, localizado próximo à escola, para observar como é o funcionamento de um Haras e como eles cuidam do meio ambiente.
- Relatar através de textos variados a visita ao haras.
- Estudar com os alunos o texto CAMPING; formular hipóteses sobre tipo de pessoa que escreveria um diário.
- Relacionar as músicas já estudadas, as caminhadas ecológicas e o filme visto (Os sem floresta). Pedir que continuem a escrever o diário.
- Em classe, pedir que leiam os textos produzidos e discutam as melhores opções, segundo critérios diferentes: as mais engraçadas, as mais denunciadoras.
- Produzir textos diversos relacionados ao meio ambiente para apresentar um telejornal.
LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Foi um trabalho demorado, mas muito rico e positivo. Os alunos se envolveram na realização das atividades e o material produzido é de qualidade.
Roland Barthes afirmou, certa vez, que o verbo escrever, podia ter diferentes significados. Quando quem escreve é um escritor, trata-se de um verbo intransitivo: escreve pelo prazer de escrever, e as palavras utilizadas têm mais peso do que a informação contida no texto literário. Quando quem escreve não é um escritor, o verbo passa a ser transitivo, e o que importa são os dados transmitidos, nesse caso, Barthes fala de pessoas que escrevem.
Os professores devem propiciar um encontro adequado entre os alunos e os textos para que eles sejam “pessoas que escrevem” para que, quando necessário, possam valer-se da escrita com adequação, tranquilidade e autonomia.
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