domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA 9 – UNIDADES 17 E 18 – TP 5 – ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

PARTE II



AVANÇANDO NA PRÁTICA – PÁGINA 93 - TP5

TEMA: Análise de textos publicitários

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 2 aulas

JUSTIFICATIVA:

Ao utilizar o texto publicitário como uma alternativa de leitura, devemos realçar que esse tipo de discurso tem por objetivo provocar reações emocionais no receptor. Por isso, esse texto utiliza recursos retóricos para convencer ou alterar atitudes e comportamentos. Para tanto, as palavras, no contexto, passam a indicar ideologias e o modo de conduzi-las é de enorme importância para o efeito de argumentação.

O texto publicitário mostra que há uma interação entre aquele que argumenta e o outro, pois as convicções do primeiro objetivam modificar ou reforçar as idéias do segundo. Comprova-se, assim, que um enunciador tem, além do objetivo de informar, o de orientar o receptor em relação a determinadas conclusões, orientação esta presente na própria estrutura lingüística do enunciado.

Os textos publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade em que vivemos, baseada na produção e no consumo de mercadorias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso planeta, para problemas sociais, etc..

OBJETIVOS:

- Desenvolver o senso de responsabilidade sobre o mundo que nos cerca;

- Organizar suas idéias em torno de um tema;

- Interpretar pistas, juntando todas as informações relevantes para articular os sentidos do texto.

DESENVOLVIMENTO

- Iniciar a aula comentando sobre comerciais de TV, a linguagem utilizada pelos comerciais, etc.

- Apresentar publicidade de Furnas do Jornal Estado de Minas de 3 de setembro de 2009: “USE A CABEÇA PARA TER IDEIAS E O CORAÇÃO PARA SENSIBILIZAR”.


Analisar a imagem ( uso de analogia ao comparar os rios de Minas ao uso racional da água, e a imagem de um cérebro),tipo de letras, destaques de cores.

- Analisar os textos publicitários encontrados no livro didático adotado, páginas 213 e 279, realizando as atividades pedidas.









LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Foi uma aula dinâmica e rica; todos os grupos participaram ativamente, opinando o tempo todo, fazendo comparações, levando para a classe panfletos, jornais, outras informações sobre comerciais de TV e impressos.
É importante trabalhar o texto publicitário permanentemente na sala de aula, uma vez que é um forte instrumento para desenvolver criticidade e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário