quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LIÇÃO DE CASA 2 - AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP4 – PÁGINA 124

LIÇÃO DE CASA 2 - AVANÇANDO NA PRÁTICA - PÁGINA 124 - TP4

TEMA: Admirável Mundo Louco

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 4 aulas

JUSTIFICATIVA:

O ato de ler é um ato complexo e às vezes ainda misterioso para nós. Ler e escrever são experiências conquistadas pelo trabalho, implica em esforço e disposição. Mas pode ser uma experiência compensadora e tornar-se prazer, alegria, viagem.
Se o ato de ler se constitui como o estabelecimento de uma sequência de hipóteses e previsões, que nada mais são do que perguntas que fazemos ao texto, a formulação explícita de questões sobre ele é uma ajuda no sentido de se trilhar o caminho para se chegar a ser um leitor eficiente.

OBJETIVOS:

- Fazer a relação do texto com a própria cidade do aluno;

- Reconhecer o ambiente que eles vivem;

- Produzir atividades de leitura e de compreensão para a preparação da escrita, considerando a cultura local como contexto das produções orais e escritas;

- Ampliar a experiência de leitura para além da sala de aula;

- Trazer para dentro de sala de aula as referências de leitura existentes no cotidiano dos alunos e outras que possam ser incorporadas à sua prática;

- Desenvolver o interesse pelo mundo em que vive, estabelecendo relações, permitindo expressar preocupações e opiniões, possibilitando uma visão crítica da situação;

Conhecer funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno.

DESENVOLVIMENTO

 “ Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação – reflexão.”
Paulo Freire.


- Levar o livro Admirável Mundo Louco para a classe e explorar as ilustrações críticas e divertidas.

- Questionar sobre o que pode conter uma obra com esse título.

- Anotar e analisar as hipóteses na lousa, além de comentar sobre a escritora da história, Ruth rocha.

- Realizar a leitura em voz alta do texto.

- Distribuir cópias para os alunos e, em grupos, pedir que proponham duas perguntas para a resposta dos colegas.

- Pedir a cada grupo que faça a pergunta para a turma e discutam as respostas.

- Ao final da atividade pedir aos alunos para avaliar se as perguntas ajudaram ou não a entender o texto.

- Só aí então ler a história toda para os alunos.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

O suspense criado pelo questionamento do título despertou o interesse e a curiosidade dos alunos. Eles se sentiram provocados a imaginar, a formular hipóteses de como seria “este admirável mundo louco”.
Sabemos que ao falar de objetivos de leitura, é necessário que a experiência seja significativa, o que implica acender a cada momento a curiosidade pelo mundo.
Se o ato de ler se constitui como o estabelecimento de uma sequência de hipóteses e previsões, que nada mais são do que perguntas que fazemos ao texto, a formulação explícita de questões sobre ele é uma ajuda no sentido de se trilhar o caminho para se chegar a ser um leitor eficiente.
Segundo Garcez (2004), o bom leitor evidência em seu texto suas leituras prévias, desenvolvendo autoria e criatividade, portanto, quanto maior a interação do leitor com o texto e mais desenvolvida for sua habilidade de leitura, melhor será sua produção textual e organização da idéias, desenvolvimento do texto, revisão e reescrita.
Ao trabalhar a leitura mais ampla do texto, percebe-se que o diálogo entre os colegas e com o professor traz mais elementos para extrair do texto a sua compreensão mais significativa. Estimular os alunos a se fazerem perguntas e perguntar aos colegas é um rico expediente para apurar a leitura, sendo muito mais produtivo quando a atividade é compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário