quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FICHA INTERPRETATIVA - FILME OS SEM FLORESTA

ENSINO FUNDAMENTAL -  4º BIMESTRE

Ano/Série:6ºano   Prof.: Cibele   Valor:5,0   Data:04/11

 Atividade: Ficha interpretativa          Filme: Os Sem Floresta

Aluno(a): Pontos Obtidos:


1) Numere os parágrafos na sequência em que aparecem no filme:

(    )Essa “família” de animais se encontra então com R.J., um esperto e aparentemente amigável guaxinim que se dispõe a ajudá-los a conhecer o mundo que os espera atrás da cerca viva e suas maravilhosas e nada assustadoras novidades. O que os animais não desconfiam é que, na realidade, R.J. quer apenas utilizá-los nessa perigosa empreitada para acertar suas contas com o perigoso urso que o espreita...

(    ) Essa sua infelicidade o leva a tentar matar a fome saqueando os alimentos recolhidos por um grande e perigoso urso que está hibernando. Esse depósito alimentar a ser furtado conta com uma grande quantidade de mercadorias produzidas pelos seres humanos e esquecidas ou jogadas no lixo. Não há alimentos naturais, apenas produtos industrializados...

(    ) O problema é que o urso acorda e pega o guaxinim com a “mão na massa”, em flagrante delito... E o pior de tudo é que R.J. ainda deixa que tudo seja destruído num infeliz acidente envolvendo uma enorme carreta. Já que o sono foi interrompido e a comida perdida, cabe a R.J. tornar-se o cardápio do enfurecido urso... a não ser que... tudo possa ser recuperado dentro do prazo máximo de uma semana, exatamente quando surgir a lua cheia!

(    ) R.J. é um guaxinim faminto que tem a sua frente uma daquelas máquinas onde se colocam moedas e se escolhem salgadinhos. Ele está num local desértico, numa baia que abriga momentaneamente viajantes que passam pela rodovia logo à frente. Apesar de ser um animal selvagem, R.J. colocou uma moedinha na máquina (afinal estamos falando de um desenho animado, não é mesmo!) e teve a infelicidade de ver o seu pacote de salgadinhos Nacho ficar preso e não chegar as suas mãos...

(    ) R.J. irá se juntar a um pequeno e simpático grupo de animais que se depara, ao término de seu longo período de sono de inverno, com um novo e incrível obstáculo, inicialmente inominável para todos eles... uma grande cerca viva. E, para tornar ainda mais doloroso esse despertar, essa barreira os separa de um mundo totalmente novo e assustador para cada um daqueles animaizinhos.

2) Produza um relato sobre a degradação do meio-ambiente e o choque no comportamento devido a mudança na vida dos animais que vivem nos arredores desses novos conglomerados humanos(cidades), de acordo com o filme visto.

3) Faça o desenho da personagem que você mais gostou e descreva como é.

4) Faça um paralelo entre o filme visto e nossa caminhada ecológica pela matinha próxima à escola, descrevendo e desenhando :

Filme: Os Sem Floresta

a) a floresta :

b) a cidade :

c) quantidade de lixo produzido:

Caminhada Ecológica

a) a vegetação:

b) as nascentes:

c) o solo:

5) Escreva um outro final para o filme.

Um comentário:

  1. Cibele, já passei este filme para meus alunos e essas suas atividades aqui propostas envolvem um trabalho interessante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir