domingo, 8 de novembro de 2009

TP4 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA - OFICINA 8 - PARTE II

TP4 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA - OFICINA 8 - PARTE II

AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP4 – PÁGINA 50


TEMA: Diversidade cultural: Festa Halloween

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

JUSTIFICATIVA:
O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países. Apesar de ser tradicional em países como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros, o Halloween no Brasil começou a ser comemorado somente a poucos anos e mesmo hoje ainda está restrito às capitais e grandes cidades.Para que o aluno possa ter conhecimento sobre a festa do Halloween,sua origem,suas brincadeiras,enfim sua história considerando-a tão tradicional em sua cultura quanto nosso folclore regional,resolvemos elaborar um projeto interdisciplinar envolvendo disciplinas tais como Inglês,Língua Portuguesa,Educação Física, História e Geografia.

OBJETIVOS:
- Conhecer e usar a língua estrangeira como instrumento de acesso a informações e outras culturas e grupos sociais;
- Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais;
- Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser,pensar,agir e sentir de quem os produz;
- Conhecer a história do Halloween e os fatores sociais,econômicos , culturais e religiosos de épocas passadas que influenciaram nessa tradição;
- Situar geograficamente através de contextualizações países onde se comemora Halloween;
- Ler,analisar e interpretar textos informativos sobre o tema;
- Criar e confeccionar símbolos do Halloween;
- Expressar-se através da dança e da música;
- Envolver com professores em atividades lúdicas tais como brincadeiras e jogos.

DESENVOLVIMENTO


Inglês
& Estudo de textos e vocábulos;
& Músicas relacionadas ao tema;
& Montagem de cartazes.

Língua Portuguesa
& Leitura e interpretação de textos informativos,poemas,lendas,convites, entrevistas;
& Produção de diversos tipos de textos relacionados ao tema tais como convites para a festa,receitas culinárias e cartazes informativos.
História
& Estudo sobre a idade média,mostrando a perseguição às mulheres consideradas bruxas;
& Origem das comemorações de Halloween.

Geografia
& Estudo geopolítico dos países onde Halloween é tradição.

Educação Artística
&Confecção de Jack-o’lantern ,fantasmas,morcegos e bruxas para ornamentação da festa.

Educação Física
&Responsável pelo desfile e pelas brincadeiras durante o decorrer da festa.

Material de apoio para o aluno:

&Filmes:Harry Potter,Abracadabra,Jovens bruxas,Família Adams,etc;
&Livros de História e Geografia;
&Sites de busca da Internet;
&Textos informativos levados para a classe pelo professor;
&Enciclopédia Barsa.
Culminância:

Festa envolvendo professores e alunos ,com desfile de fantasias,premiações,apresentações artísticas,exposição de trabalhos realizados e brincadeiras.
Avaliação:
Os alunos, através de uma produção coletiva,fizeram comentários positivos sobre a festa.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Foi uma atividade muito significativa que envolveu todos os alunos, inclusive os mais desatentos. Trabalhar com projetos didáticos é fascinante e surpreendente.
Fascinante pela capacidade de envolver até os alunos mais displicentes. Surpreendente por trazer embutido o germe do inesperado.
É partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos. Compreender a situação-problema é o objetivo do projeto. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão são discutidos e planejados entre o professor e os alunos. Todos têm tarefas e responsabilidades. É como se fosse uma viagem.
Temos de decidir o que fazer, o que levar, dividir tarefas. Durante a viagem, teremos também de tomar novas decisões. A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos. Aprendemos a conviver, a negociar, a nos posicionar, a buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso.
O fundamental é que os alunos tenham a oportunidade de imaginar uma ação, traçar um plano para torná-la real num tempo predeterminado, realizar esse plano, controlar o processo, responder aos acontecimentos imprevistos e chegar ao resultado projetado. Do ponto de vista didático-pedagógico, o projeto, uma vez realizado, foi bom se os alunos aprenderam muito, não se o produto ficou bonito ou o resultado bem apresentado.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário