segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MAIS OFICINAS DO GESTAR II

AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – PÁGINA 25

TEMA: Gêneros textuais (biografia e receita culinária)

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 2 aulas

JUSTIFICATIVA:Por meio desta aula, o aluno deverá entender que texto é toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação e que eles estão presentes em nosso dia a dia sob as mais variadas formas.

OBJETIVOS:- Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
- Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.- Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes elementos do texto.
- Conhecer a história de vida de diversos autores, através da leitura de textos biográficos.- Elaborar a sua própria biografia, escrevendo-a em terceira pessoa.

DESENVOLVIMENTO
- Apresentar em cartaz a biografia de Carlos Drummond de Andrade e ao lado um cartaz com receitas culinárias.
- Analisar e comparar os dois tipos de textos, identificando os tipos de informações contidos em cada um.
- Apresentar vários livros para que os alunos leiam as biografias e comparem os estilos dos escritores.
- Propor que cada um dos alunos elabore sua própria biografia, na terceira pessoa, como foi feita a de Carlos Drummond de Andrade.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Foi uma atividade interessante para os alunos, pois eles relembraram fatos acontecidos desde a infância. Observei que eles encontraram dificuldades ao escrever a biografia na terceira pessoa. Nem todos os alunos gostaram da atividade, pois acharam difícil e trabalhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário