terça-feira, 27 de outubro de 2009

















AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP2 – PÁGINA 128

TEMA: Leitura e produção escrita de quadrinhos

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

JUSTIFICATIVA:

Por meio desta aula, explorar a linguagem visual utilizada nos quadrinhos, conhecer e reconhecer os tipos de balões utilizados e desenvolver o gosto pela leitura ao promover um ambiente lúdico de ensino aprendizagem.

OBJETIVOS:

- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrido da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
- Utilizar recursos da mídia eletrônica, como a Internet, para pesquisar sobre a história dos quadrinhos e tipos de balões utilizados.

DESENVOLVIMENTO

- Em ambiente externo, no pátio da escola, debaixo das árvores, promover uma roda de leitura onde o texto focado é um texto visual do cartunista Quino localizado na página 160 do livro adotado (Leitura, produção, gramática).
- Explorar os detalhes dos quadrinhos e discutir os tópicos apresentados na página 161. Relacionar o tema dos quadrinhos às comemorações da Semana do Meio Ambiente. (as atividades foram desenvolvidas durante o mês de junho).
- O professor deverá ler com dramaticidade o texto da página 174 do mesmo livro, A magia das árvores.
- Relacionar a narrativa lida com os quadrinhos vistos anteriormente.
- Apresentar uma história em quadrinhos onde Calvin e Haroldo, personagens dos quadrinhos, refletem sobre certas atitudes do homem frente à natureza.
- Promover em classe, juntamente com os alunos, uma discussão sobre o comportamento do homem frente à natureza.
- Pedir aos alunos que assistam a tv e relatem alguma reportagem interessante sobre a semana do meio ambiente.
- Visitar o laboratório de Informática da escola e pesquisar sobre a origem dos quadrinhos, a linguagem utilizada e os tipos de balões usados na composição dos mesmos. (Os alunos deverão utilizar os sites indicados pelo professor).
- Realizar novo momento de leitura, onde os alunos vão observar em uma revista em quadrinhos, os tipos de balões, a fala e principalmente as onomatopéias encontradas nas histórias.
- Recortar e colar no caderno os tipos de balões pesquisados.
- Apresentar aos alunos a narrativa curta de uma piadinha e pedir que transformem a piada lida em quadrinhos, mantendo as mesmas falas, personagens e história.
- Apresentar nova história em quadrinhos e pedir aos alunos que reescrevam a mesma, agora em forma de narrativa escrita, observando as falas e os detalhes, reproduzindo fielmente a história.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Todos os alunos se envolveram na realização das atividades propostas. Cada um queria produzir quadrinhos mais bonitos e coloridos que o outro.
Percebi claramente o prazer quando os mesmos visitaram o laboratório de informática e acessaram os sites para a pesquisa, principalmente o da Mônica, onde puderam se divertir com as tirinhas encontradas.
Observei também que os alunos agora gostam mais das aulas de Língua Portuguesa pelas atividades variadas. Nem bem eu chego à escola eles já me perguntam o assunto da aula e se tem novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário