terça-feira, 27 de outubro de 2009
AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – PÁGINA 74- 75
TEMA: letras de música e texto informativo
SÉRIE: 5ª série (6º ano)
TEMPO ESTIMADO: 2 aulas
JUSTIFICATIVA:
Por meio desta aula, o aluno deverá distinguir as características de gênero literário e não literário e caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: a música.
OBJETIVOS:
- Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
- Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
- Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes elementos do texto.
- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem.
- DESENVOLVIMENTO
- Levar para os alunos as letras das músicas Planeta Água (Guilherme Arantes) e Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó).
- Cantar com eles, acompanhando a música e seguindo a letra por escrito.
- Interpretar com eles, oralmente, analisando tema, autor, leitor, ouvinte, formas de expressão, idéias sugeridas ou explícitas, as razões por que os alunos gostam ou não da música.
- Comparar com o texto informativo sobre as águas, encontrado na Revista do Projeto Semeando. Identificar o escritor do texto, a finalidade, quem é o leitor.
- Analisar a linguagem utilizada nas músicas e no texto informativo.
- Levar os alunos a reconhecer que gêneros textuais estão em toda parte, não apenas na escola.
- Recortar imagens e palavras que se relacionam com o tema dos textos estudados.
- Elaborar painéis artísticos com as palavras e imagens recortadas.
- LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Os alunos participaram de todas as atividades, principalmente canto e montagem dos painéis. Alguns demonstraram maior gosto, pois uma das músicas estudadas era sertaneja e a escola onde foi trabalhada a atividade é uma escola localizada na zona rural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário