terça-feira, 27 de outubro de 2009




AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 – PÁGINAS 41-42

TEMA: Gênero textual fábula

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 6 aulas

JUSTIFICATIVA:

Por meio desta aula, o aluno deverá entender que texto é toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação e que eles estão presentes em nosso dia a dia sob as mais variadas formas; e que uma dessas formas é a fábula.

OBJETIVOS:

- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
- Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
- Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes elementos do texto.
- Reconhecer fábula como uma narração breve cujos personagens são geralmente, animais, e que contém um ensinamento, uma lição de sabedoria - a moral da história.

DESENVOLVIMENTO

- Iniciar a aula no laboratório de informática, onde os computadores já estarão na página selecionada http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
- Explorar juntamente com os alunos o site, lendo as histórias e observando as ilustrações.
- No segundo momento iniciar a aula com a leitura de uma fábula retirada do livro “A magia das virtudes”.
- Dividir a turma em grupos, entregar a cópia de uma fábula para cada grupo e pedir que descubram a moral.
- No terceiro momento apresentar em lâminas as duas versões da fábula. A cigarra e a formiga (a formiga boa e a formiga má) e discutir o comportamento da formiga nas duas versões.
-Apresentar a terceira versão destacando a forma poética utilizada. Questionar se a narrativa em forma de poema poderia ser classificada como fábula.
- Relacionar o texto aos demais, explicitando as características que fazem deles uma fábula: personagens, temas, intenções do autor, conclusões do leitor.
- No quarto momento dividir a classe em grupos novamente e pedir que produzam uma fábula, não especificando se em forma de narrativa escrita, poema ou quadrinhos.
- No quinto momento os grupos deverão trocar os textos para que sejam lidos e corrigidos por outros grupos.
- No sexto momento o grupo deverá fazer a reescrita do texto.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Sinto que os alunos estão cada vez mais animados, mais envolvidos e mais comprometidos as atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa. Vejo a disposição deles na execução das atividades lúdicas e também nas atividades que exigem um pouco mais de esforço.
Eles gostam muito de atividades variadas, principalmente as que envolvem o uso do computador. Muitos ainda não possuem, e ficam maravilhados quando têm a oportunidade de trabalhar na sala de informática.
Outro momento interessante que destaco foi quando a classe se dividiu em grupos para identificar a moral das fábulas. Eles se entrosaram e rapidamente responderam as questões propostas.
Tenho obtido respostas além das esperadas desde que procurei inovar e preparar as aulas da forma como nos é passada pelo Programa Gestar, através das orientações de nossa formadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário