terça-feira, 27 de outubro de 2009


AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP1 – PÁGINA 17

TEMA: Leitura oral e produção textual

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 5 aulas

JUSTIFICATIVA:

Por meio desta aula, propor aos alunos a leitura dramática da crônica lida e fazer com que os mesmos produzam sua própria crônica, utilizando-se dos elementos narrativos já abordados em aulas anteriores.

OBJETIVOS:

- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
- Estabelecer relação causa/conseqüência entre as partes e elementos do texto.
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
- Descobrir através da leitura os vários tons usados pelas personagens.
- Observar através da leitura a importância e as características do discurso direto.
- Desenvolver a criatividade ao produzir uma narrativa reconhecendo todos os elementos necessários para tal.

DESENVOLVIMENTO

- Apresentar o título da crônica e levantar questões relacionadas à mesma.
Você vai ler um texto cujo título é “A estranha passageira”. Antes, porém, vai fazer previsões sobre ele. Depois da leitura, você poderá compará-las com os significados do texto.
Para fazer as previsões, considere as perguntas abaixo:
A história é mais voltada para a realidade ou para a ficção?
Por que será que a passageira é estranha?
Quem é ela?
É passageira de automóvel? Trem? Navio? Avião?
Quem será o narrador, isto é, quem conta a história?
Será sério esse texto? Ou engraçado? Ou triste?Para saber, vamos à leitura!

- Anotar no quadro todas as hipóteses levantadas pelos alunos nesse momento.
- Entregar a cópia do texto a cada aluno e analisar a gravura ali presente.
- O professor deverá realizar uma leitura dramática da crônica e logo após analisar com os alunos se as hipóteses levantadas estariam corretas.
- Realçar no texto as características formais do discurso direto, que é a forma escolhida pelo autor para apresentar a fala ou o pensamento das personagens, além de enfatizar as características de uma crônica.
- Dividir a sala em grupos para ensaiar a leitura dramatizada. Os próprios alunos deverão fazer a distribuição de papéis, incluindo o narrador e até mesmo pensar no tipo de voz e sexo das personagens. O grupo todo deverá opinar sobre o tom e ritmo adequados.
- Após a preparação, os grupos apresentarão suas leituras dramatizadas.
- No segundo momento, pedir que voltem ao texto e marquem as palavras cujos significados ainda não estão claros.
- Anotar no quadro todas as palavras marcadas por eles.
- Pedir que os mesmos se agrupem novamente e produzam uma narrativa utilizando as palavras destacadas por eles.
- Após o término da atividade, os grupos deverão socializar seus textos, promovendo a leitura dos mesmos.
- No terceiro momento os alunos (ainda nos grupos) deverão reescrever seus textos, corrigir possíveis erros, consultar os dicionários para conferir a escrita correta das palavras e também para conhecer o significado das palavras desconhecidas marcadas por eles.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE

Os alunos demonstraram muita curiosidade quando coloquei apenas o título da crônica e a partir daí realizamos os questionamentos. Todos quiseram participar dando sua opinião. Percebi um interesse muito maior para a leitura quando eles receberam a cópia do texto. Queriam saber logo quem era a estranha passageira.
Eles se envolveram nos grupos quando realizaram a leitura dramatizada.
Na socialização dos textos houve um envolvimento muito grande; todos queriam ouvir os textos. E foi um festival de risos, pois as palavras desconhecidas adquiriram significados totalmente diferentes do real.
Os objetivos da aula foram alcançados. Os alunos gostaram e pediram outras aulas “gostosas e engraçadas” como essa da passageira.

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