domingo, 25 de outubro de 2009

GESTAR II - ATIVIDADES PRÁTICAS


AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP1 – PÁGINA 86

TEMA: Leitura silenciosa e reconto

SÉRIE: 5ª série (6º ano)

TEMPO ESTIMADO: durante todo o ano escolar

JUSTIFICATIVA:
Por meio desta aula, mostrar aos alunos que a sala de aula é um espaço de interação onde eles têm a oportunidade de se expressar e também ouvir. Deixar claro que o momento do “Palanquinho” é um momento agradável onde eles podem socializar suas leituras, avaliar sua linguagem oral e sua capacidade de resumir ou apreender a idéia geral de um texto.

OBJETIVOS:
- Ampliar a competência de leitor ao realizar a leitura de livros diversos, de acordo com seu gosto pessoal.
- Aprender a ouvir o outro, a prestar atenção e acompanhar até o fim do raciocínio.
- Desenvolver a linguagem oral e corporal ao reproduzir, oralmente, a história.
- Descrever ambientes e personagens dos livros lidos.
- Fazer apreciação de características de personagens e situações da história.

DESENVOLVIMENTO
- Iniciar a aula com a leitura dramática de uma história, escolhida de acordo com o interesse da turma.
- Comentar sobre a importância da leitura no mundo de hoje sobre o prazer que uma boa leitura nos proporciona.
- Visitar a biblioteca da escola com o objetivo de escolher um livro que desperta a curiosidade e a vontade de ler.
- Levar o livro para a classe e deixar alguns minutos reservados para o aluno iniciar a leitura.
- No segundo momento, já previamente marcado com os alunos, realizar o momento “Palanquinho”, que é o reconto pelo aluno da história lida.
- Através do interesse dos colegas ao ouvir a história, o próprio aluno se auto-avalia quanto à capacidade de reproduzir a história com suas próprias palavras.

LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
É uma atividade que vem envolvendo cada dia mais os alunos. Hoje os alunos do 6º ano são os que mais visitam a biblioteca para retirar livros. Todos querem participar do “Palanquinho” e recontar suas histórias. O objetivo da aula foi alcançado com tal sucesso que agora teremos “Palanquinho” durante o ano todo.



“[...] los seres humanos somos organismos contadores de historias, organismos que, individual y socialmente, vivimos vidas relatadas. El estudio de la narrativa, por lo tanto, es el estudio de la forma en que los seres humanos experimentamos o mundo. De esta idea general se deriva la tesis de que la educación es la construcción y la reconstrucción de historias personales y sociales; tanto los profesores como los alumnos son contadores de historias y también personajes en las historias de los demás y en las suyas propias [...]” (Connelly e Clandinin, 1995, pp. 11/2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário