TEMA: Cinema, dança e representação teatral como obras de arte
SÉRIE: 5ª série (6º ano)
TEMPO ESTIMADO: durante todo ano letivo
JUSTIFICATIVA:
Por meio desta aula, estimular o gosto pela linguagem cinematográfica ao despertar no aluno a sensibilidade para a emoção, para a beleza e para o envolvimento entre imagem e som. Um filme, como qualquer obra de arte, possibilita várias leituras, pois cada espectador tem seu próprio universo de informação e percepção. No caso do filme A corrente do Bem o professor/educador pode ser o mediador para que esse universo venha à tona, enriquecendo assim as várias discussões que o filme pode suscitar dentro e fora da sala de aula em seus vários desdobramentos, seja pelo seu tema central ou pelos secundários.
OBJETIVOS:
- Identificar recursos expressivos em imagens e sons.
- Reconhecer as características da linguagem poética.
- Sensibilizar o aluno para a beleza da construção cinematográfica.
- Proporcionar ao aluno momento para pensar sobre sua conduta e a dos outros a partir de princípios;
- Reconhecer valores.
- Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.
- Evidenciar respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático: respeito ao outro e exigência de igual respeito para si.
- Desenvolver a atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos direitos.
- Trabalhar a disposição para ouvir idéias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário.
- Reconhecer no outro e em si a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável.
- DESENVOLVIMENTO
- A metodologia a ser utilizada seguirá a tendência afetivista, que procura fazer com que cada um tome consciência suas orientações afetivas concretas, na
esperança de que, de consigo mesmo, possa conviver de forma harmoniosa com seus semelhantes.
- Os alunos terão uma sessão de vídeo, onde o filme exibido será “A Corrente do Bem”.
- Logo depois discutirão sobre o filme em sala de aula, adequando o tema à realidade da turma.
- A professora conduzirá o debate sobre valores, regras de comportamento, convivência social, solidariedade etc., fazendo relação entre o que era aceito pela sociedade em outras épocas com a nossa atual. Como tarefa de casa deverão assistir a programas de TV e rádio (noticiários, novelas, programas, documentários, desenhos animados, propagandas, etc.), e trazer situações onde reconheçam valores positivos.
- Em outra oportunidade, compartilharão com os colegas, de forma oral, o que viram/ouviram com relação ao tema e a fonte onde assistiram e de forma escrita, para a professora.
-No Laboratório de Informática, pesquisarão sobre outras histórias com o mesmo assunto, os significado de palavras que aprenderam e exemplos de ações que podem mudar o nosso dia-a-dia e o mundo a nossa volta, por exemplo, no meio ambiente.
-Durante as aulas serão trabalhados textos biográficos sobre a vida de grandes líderes defensores da paz e da humanidade em geral, tais como Gandhi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá e outros.
- Estudar o texto narrativo A história de Sadako Sassaki, uma garota que luta para contra o câncer com o apoio dos amigos.
- A turma irá listar as ações que podem começar a agora para mudar a realidade deles em casa e na escola. O tema possibilita trabalhar a interdisciplinaridade e deverá ser aproveitado para tal.
- Forma de socialização das produções:
Confecção de cartazes e faixas, textos e outras formas de manifestação do pensamento com gravuras, desenhos, frases, etc. para expor nos corredores da escola convidando as pessoas a participar da “Corrente do Bem”, evidenciando as notícias positivas da vida informadas pelas mídias.
LIÇÃO DE CASA – COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE
Percebi que os alunos estão aprendendo a respeitar os diferentes pontos de vista e usando o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas, além de começar a participar de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Projeto denominado “A corrente do Bem” conseguiu envolver os alunos, na reflexão, na participação oral e escrita, individual e em grupo.
Os alunos realizaram uma atividade interdisciplinar de Língua Portuguesa e Educação Física durante a apresentação de uma coreografia no aniversário da escola dia 29/05/09.
1)A Corrente do Bem e o esporte: (música de fundo: eye of the tiger)
No lugar de brigas de gangues deveríamos direcionar nossas forças através de uma prática saudável que é o esporte.
As artes marciais valorizam a disciplina, incentivam o respeito, ensinam regras e limites.
3) Diga não às drogas, à prostituição infantil e ao abuso sexual. Adolescente não tem que ser mãe; tem que estudar, garantir um futuro, aproveitar essa fase para brilhar na dança, no esporte, na vida... (música de fundo: Uma partida de futebol)
4) Tudo começa com a família... a base, a estrutura, o modelo...(música de fundo: Sagrada Família)
Que juntos possamos transformar a nossa realidade. Corrente do bem!
Faça parte você também... Vem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário